quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Soluções encontradas

Depois de definirmos o que é violência e suas causas, nada melhor do que apresentar uma solução para esse problema.

Nossa primeira ideia surgiu quando questionamos aonde e como são formados os primeiros valores e princípios da sociedade: a escola. A formação de uma pessoa se forma quando crianças. O que aprendemos, o que ouvimos, em que contexto a gente vive refletirá no futuro. Então, nada melhor do que tentar resolver o problema na sua raiz! Educação é a base de tudo, para todos. Sem ela, nada pode evoluir. Então, para inserir novos conceitos e ideias para a população em uma grande escala, é preciso que ocorram mudanças na educação.

Mas que mudanças? Na sociedade atual, o dinheiro é super valorizado, e a conquista de riquezas e bens materiais se tornou essencial, sendo mais importante do que valores e princípios. Com isso, as pessoas procuram viver dentro de suas próprias bolhas, se importando apenas com os seus problemas e buscando apenas benefícios próprios, sem se importar com o que ocorre ao seu redor.

Mas voltando ao assunto, quais mudanças são necessárias para que a educação melhore, e assim a violência diminua? Pensamos em algo simples de se fazer: adicionar às grades escolares aulas que ensinem os alunos algo além do tradicional, aulas que os ensinem valores e questões sociais, para que assim, comecem a pensar por si só, e construir seus próprios princípios e ideais.

Também, como foi escrito por Tiago Mota, o dever é dos órgãos públicos de implantar soluções mas também é de cada pessoa se controlar, e esse controle só vem se ela for ensinada a isso. Fazer grupos de discussão e aconselhamento para novos pais seria uma solução?Resolverá todos os problemas?
Longe disso, mas é apenas um início.


Que soluções você sugere? Concorda com a solução proposta ou acha que é uma grande besteira? Queremos opiniões, sem necessariamente concordar com a nossa.


Por: Geovanna, Jennifer e Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário