quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que causa a violência?

Sim! Se temos um problema, deve haver causas.
Vamos pensar....o que pode causar a violência?
Pergunta um pouco reflexiva.

Bem, uma motivo de minha opinião seria o contexto infantil. Dependendo do meio onde uma criança vive, o que falta a ela, sendo material, emocional ou psicológico pode ser um "buraco" na vida de alguém e que pode levar a violência. Se pais não deram a menor atenção, se batiam muito ou mesmo se mimavam a tal ponto de deixar que um criança, já no futuro, se acostume a ter tudo o que quer, e se não consegue, usa da violência para conseguir.

Esses "buracos" na vida de alguém que gostaríamos que vocês procurassem, e dessem exemplos.

Outro ponto: Será que o dinheiro é uma causa?
Quando uma pessoa põe algo em primeiro lugar em sua vida, como o dinheiro, ela não faz de tudo para conseguir?

Vamos pensando nisso....e na próxima a gente desenvolve mais essas duas questões.

Por: Jennifer, Aline e Geovanna

5 comentários:

  1. Geralmente, o indivíduo quando agride alguém na verdade está se agredindo, então, digamos o culpado por ele não ter o dinheiro não é o cara que está sendo assaltado, ou os pais, ou qualquer outra pessoa, mas sim o próprio violentador.
    Mas é interessante essa questão do blog.
    Dá pra discutir legal.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Há muitos motivos que levam uma criança a se tornar um adulto violento. A falta de limites dada pela familia é um exemplo. Desde pequenas as crianças fazem coisas erradas, sabendo que serão punidas, para terem certeza de que não devem fazer (mesmo sendo uma atitude inconsciente). Quando os pais não se importam com seus filhos ou não os corrigem estão dando autorização para que eles hajam segundo suas vontades e eliminando os limites. A violência acaba sendo conseguência dessa impunidade, visto que se acharam no direito de terem o que querem da maneira que os convier. O caminho mais fácil é a violência.

    ResponderExcluir
  3. Um dos motivos que levam uma criança a se tornar uma pessoa violenta, na minha opinião, seria o ambiente familiar em que essa criança cresceu. Quando a criança está acostumada a vivenciar situações em que, por exemplo, sua mãe apanha todos os dias do pai ou ela mesmo apanha, essa criança acaba seguindo o exemplo que tem em casa mesmo que de maneira inconsciente. Assim, quando maior, ela fará o mesmo com as outras pessoas que a cercam.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o texto, no que se refere a educação da criança durante sua infância e adolescência, uma vez que se não educada de maneira correta, que siga preceitos de respeito para com o próximo, no futuro esse jovem será só mais um adulto violento, que agirá assim com todos aos se julgar superior! O exemplo vem de casa, sem os pais não forem capaz de instruir seus filhos, quem será?!

    ResponderExcluir
  5. Muito estranho ninguém ter citado a mídia ainda. A violência nasce das mais diferentes formas: Pais que mimam, pais que batem, sentimento de exclusão, busca por defesa (muitas vezes a violência física surge após algo marcante psicologicamente)... e a mídia, que instiga a violência, além de fazer com que ela pareça algo perfeitamente natural, intrínseco ao homem. (Não vou dizer que não o seja, somos animais também, e animais tendem a usar os métodos mais fáceis para atingir seus objetivos, sendo a violência um deles. Mas não somos apenas instintivos, somos racionais, e isso nos diferencia dos macacos... Ou pelo menos deveria.)

    ResponderExcluir